carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMEIA

Equipe da Semeia ministra palestras para estudantes do Marechal Rondon

Queimadas urbanas, aplicativo e descarte de resíduos foram os temas abordados

Os alunos do Instituto Estadual de Educação (IEE) Marechal Rondon participaram, na quinta-feira (15), de uma palestra sobre descarte correto dos resíduos, os impactos que da queimada urbana podem causar ao meio ambiente e como usar o aplicativo Guardiões do Meio Ambiente, ministrada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

 Esta ação educativa acontece em diversos pontos para sensibilizar a população para que contribua com a preservação do meio ambiente.

“O nosso objetivo é transformar essas pessoas em multiplicadores para que nos ajude a combater a prática das queimadas urbanas e na divulgação da plataforma Guardiões do Meio Ambiente, que é um aliado importante neste combate, principalmente, nesse período de seca, pois registra a localização exata dos focos”, comentou a secretária da Semeia, Jeane Muniz.

O coordenador de Educação Ambiental, Wendell Goulart, afirmou que a abordagem desses assuntos é feita de forma simples para que os estudantes saibam como colaborar e ensinar outras pessoas sobre o descarte correto dos resíduos urbanos, prevenir focos de queimadas, usar o aplicativo e divulgar as outras formas de denunciar como, por exemplo ligando para os números 3423-3791 (Polícia Ambiental, 193 (Corpo de Bombeiros) e 3411-4204 (Semeia).

Jeane Muniz admitiu que as atividades educativas foram intensificadas no período de seca, visando combater as queimadas, que causam diversos danos como, por exemplo, prejuízos para a fauna e flora, comprometer a qualidade do ar e provocar problemas respiratórios à população.

A equipe da Semeia informou também que vai participar do desfile de abertura da 41ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná (Expojipa), que acontece neste sábado (17), a partir das 9 horas, saindo do centro até o Parque de Exposições Hermínio Victorelli. “Nós vamos auxiliar as ações das equipes Polícia Ambiental, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp)”, garantiu Jeane Muniz.