carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Durante Festa da Vacinação, Semusa aplica mais de 800 doses

As pessoas foram atendidas na Praça dos Migrantes e no Cedel

 

O ato de vacinar foi transformado em festa na cidade de Ji-Paraná, na quarta-feira (12), Dia das Crianças. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Gerencia de Vigilância em Saúde e Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vacinou crianças de 0 a 12 anos e ofereceu recreação na Praça Bruno Calixto, bairro Jardim dos Migrantes (1º distrito), e no Centro Desportivo e de Lazer Walmar Meira (Cedel-BNH), das 16h às 20h (2º distrito).

Muitas famílias levaram os filhos para receber os imunizantes nos dois locais. De acordo com a Divisão de Imunização, foram aplicadas de 815 doses (405 no Cedel e 410 na Praça Bruno Calixto), distribuídas entre 150 doses contra a gripe, 80 contra a pólio, 60 contra a Covid e 525 de vacinas de rotina.

A Semusa disponibilizou vacinas contra a poliomielite, Covid, gripe (influenza) e os demais imunizantes de rotina previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Além dos atendimentos às crianças com idade entre 0 e 12 anos, adolescentes e adultos tiveram a oportunidade de atualizar a situação vacinal.

As vacinas consideradas de rotina são a pentavalente, poliomielite oral (VOP), poliomielite IM (VIP), rotavírus, pneumocócica 10v (pneumonia), meningocócica, Hepatite A, Hepatite B, dT (difteria e Tétano), DTP (difteria, tétano e Coqueluche), Tríplice Viral (SCR), Varicela, Febre Amarela, HPV (Papilomavírus humano) e ACWY (meningite).

O lado festivo da ação foi marcado por entrega de pipocas, balas, pirulitos, cachorros quentes, e decorações com balões às crianças. O ato teve parceria da Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio-Unijipa), do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, Dydyo e Alimentos Bernardo. “Foi um Dia das Crianças com muita diversão e também para cuidar da saúde”, observou Cristiane Della Libera, enfermeira responsável-técnica da Divisão de Imunização.

“Com as baixas coberturas vacinais em todo o país, a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná busca ampliar a oferta de vacinas, por meio de ações itinerantes, visitando praças, supermercados movimentados e eventos diversos”, explicou Verediany Nascimento Araújo, gerente interina de Vigilância em Saúde .

FOTOS: André Negrete e Maria Elis