carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMOSP

Drenagem da rua Manoel Franco entra em fase de conclusão

Obra dará perfeito escoamento das águas no período chuvoso

 

A construção de caixas de bueiros, interligando a rede de drenagem pluvial da rua Manoel Franco, bairro Jorge Teixeira, no 2º distrito, caminha para a fase final. Nesta segunda-feira (5) a Equipe de Bueiros desenformou a boca de ala na caixa da rua Argemiro Luís Fontoura (T-28), completando as cinco caixas programadas. Resta apenas instalar as tampas e pavimentar o local.

A obra, medindo cerca 450 metros de extensão, é executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).  Inicia no cruzamento da avenida Brasil com a rua Manoel Pinheiro Machado (T-26), contorna a Manoel Franco e chega à rua Argemiro Luiz Fontoura. O custo é de cerca de R$ 700 mil, arcado pelo Governo de Rondônia e contrapartida da Prefeitura.

As ruas Manoel Franco e T-26 receberam duas caixas cada; a quinta caixa, com saída da água, está na T-28. O conjunto de caixas de bueiro interliga os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), que medem 1,5 metro de diâmetro e 5 m de extensão. A água captada das chuvas será escoada até uma propriedade no início da zona rural, local considerado ideal para o deságue.

Um antigo problema de infraestrutura da região do bairro Jorge Teixeira é corrigido pela obra, já que uma galeria construída na avenida Brasil deságua na T-26 e provocava alagamentos no período chuvoso, prejudicando moradores e levando risco a parte do muro do Cemitério da Saudade.

Além da drenagem pluvial construída na rua Manoel Franco, no 2º Distrito, nos últimos meses o mesmo atendimento chegou também a vários bairros do 1º Distrito. Foram executados reparos diversos, instalação de grades, construção de boca de bueiros e desobstrução de galerias, serviços que reforçaram o sistema de drenagem, permitindo o escoamento adequado das águas da chuva.