carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Diretores e vices participam de capacitação com representantes de instituições financeiras

Formação auxilia gestores na movimentação das contas/convênios com o Governo Federal

Diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino passaram por uma capacitação com representantes da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil sobre a utilização dos gerenciadores financeiros das duas instituições bancárias na administração de escolas. A capacitação ocorreu, na segunda-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A formação foi organizada pelas superintendências de Administração e de Contábeis e Convênios da Semed com o intuito de auxiliar gestores e vices a utilizar os gerenciadores financeiros disponibilizados tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Banco do Brasil para a gestão financeiras das contas das escolas, principalmente em relação às movimentações financeiras das contas/convênios com o governo federal.

De acordo com Kássia Desiere, superintendente de Contábeis e Convênios, muitos diretores têm dúvidas para utilizar os gerenciadores, seja por meio dos portais ou aplicativos para celulares, que são utilizados para recebimentos, pagamentos e transferências das contas de programas do governo federal como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), entre outros.

Os gerentes de relacionamento de pessoas jurídicas da Caixa, Wheslley Santos e do BB, Silvano Moreira de Abreu, trouxeram como pauta para a capacitação temas como a liberação de computadores e celulares para o uso dos aplicativos dos gerenciadores; habilitação e acesso do gerenciador financeiro; cadastro de senhas de contas; consulta e emissão de extratos; tipos de aplicações financeiras; pagamentos e transferências; entre outros.

“Temos muitos diretores e vices com dúvidas sobre o uso correto dos gerenciadores financeiros. Também temos muitos diretores e vices recém-empossados e que ainda não sabem operar os gerenciadores. Por isso, resolvemos pedir ajuda para as instituições financeiras e fomos prontamente atendidas”, explicaram Kássia Desiere e a superintendente de Administração, Valéria Alexandre.

“Assumi a direção da escola na última sexta-feira, dia 8, e, claro, tenho muitas dúvidas sobre a administração escolar. É tudo muito novo para mim. Tenho mais de 20 anos na Educação, mas como diretora é a primeira vez. Essa capacitação vai me ajudar muito nesse novo desafio que acabei de assumir”, explicou Magda Amaro Gonçalves, diretora da Escola Municipal Tupi, localizada na Linha 8, Setor Itapirema, área rural de Ji-Paraná.