carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Dia D de Multivacinação e contra a Pólio aplicou mais de mil doses

Atendimento aconteceu no último sábado, nas dez UBSs urbanas

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, para menores de 5 anos, e de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos, teve alta adesão. Realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no sábado (20), a ação aplicou mais de mil doses.

No total, foram vacinadas 503 pessoas contra a gripe (Influenza), 79 doses contra Covid-19, 81 doses da vacina contra a pólio e outros 447 imunizantes de rotina. O Dia D foi realizado em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) urbanas, com atendimento das 8h às 13h.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro, uma sexta-feira. A Semusa está convocando todas as crianças e adolescentes, até 15 anos de idade, para a atualização da caderneta vacinal.

“Todas as crianças, entre 1 e 5 anos, deverão receber a vacina contra a pólio indiscriminadamente, ou seja, independente da situação vacinal. Por isso, pedimos para que os pais ou responsáveis levem seus filhos às salas de vacinação, evitando que casos de poliomielite voltem a ser registrados”, alertou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Porém, após mais de três décadas, a população diminuiu a procura pelo imunizante contra a doença, especialmente após o período da pandemia da Covid-19, isso ligou o alerta do Ministério da Saúde e das secretarias municipais em todo o país.