carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Curso de Libras tem festa junina como tema de aula

Objetivo da aula temática é trabalhar a realidade para potencializar a comunicação

A coordenação do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) programou uma atividade diferente nesta terça-feira (12). Foi realizada uma aula festa junina temática.

Os 43 cursistas do período da manhã se organizaram, vieram vestidos a caráter e ainda fizeram um café-da-manhã compartilhado no clima da aula, com bolo de milho, paçoca, pé-de-moleque, pipoca e quentão (sem álcool). O intuito da Gerência de Educação Especial (GEE) da Semed foi o de promover a inclusão social de surdos, trazendo como tema uma das festas mais populares do folclore brasileiro.

A aula temática faz parte do Curso de Libras Intermediário, iniciado em meados do mês de junho, que acontece todas as terças-feiras pela manhã e tarde. Ao todo, são quase 100 cursistas, a maioria oriunda do Curso de Libras Básico, ofertadas pela Semed no início do ano.

De acordo com Andréia Basílio, gerente da Educação Especial, foram trabalhadas as comidas típicas, a ornamentação e as letras das músicas tradicionais das festas juninas. “Fizemos uma aula temática de festa junina de forma significativa, com o objetivo de potencializar a comunicação em Libras em diversos espaços. A ideia deu muito certo e foi extremamente proveitosa. Todos adoraram”, afirmou Andréia.

Além do Curso de Libras realizado no auditório da própria secretaria, também é ofertado o conteúdo nas escolas do município que têm alunos surdos matriculados. Nestas unidades, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE), feito com cada aluno, os instrutores do GEE também ministram Libras para a turma toda que o aluno está cursando, para promover a comunicação entre a turma e o aluno surdo.

Na próxima quinta-feira (14), no período da manhã, por exemplo, a Escola Municipal Ruth Rocha, localizada no bairro Nova Brasília, 2º distrito de Ji-Paraná, realizará a formatura do Curso de Libras dos alunos daquela unidade de ensino.