carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Cras Morar Melhor promove ação de conscientização com adolescentes do SCFV

A equipe vai trabalhar neste mês os direitos e deveres constituídos no ECA

Cerca de 20 adolescentes, de 12 a 17 anos, do grupo de Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculo (SCFV) participam das ações de conscientização dos direitos e deveres de crianças e adolescentes. A primeira atividade foi promovida, na terça-feira (12), pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Morar Melhor.

A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf), atribuída ao Conselho Tutelar para realizar a Campanha Julho Coral.

O Conselho Tutelar é um órgão público autônomo, vinculado ao município, com o objetivo de proteger e garantir condições físicas, emocionais e sociais para menores de 18 anos.

As ações são baseadas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), integradas ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). É função do conselheiro tutelar fiscalizar se a família, a sociedade em geral e o poder público estão priorizando os direitos das crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do Cras Morar Melhor, Sílvia Negrão, no mês de julho, os encontros semanais com os adolescentes vão abordar o tema da campanha.  Ela afirmou ainda que o objetivo é levar informações a esse grupo, para que seja inserido na convivência familiar e comunitária.

Além das unidades do Cras e Creas realizarem atividades para a conscientização da campanha, o Conselho Tutelar também promove atividades em escolas, institutos de acolhimento e na própria sede. Na próxima semana, a ação será no 1º Conselho Tutelar, com a presença dos institutos de acolhimento Adélia Francisca de Santana e Escola Girassol.