carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

23 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Cras Jardim dos Migrantes oferece Oficina de Kokedama

Mais de 30 mulheres participam da atividade semanal

 

Mais de 30 mulheres, assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), participam do Projeto Troca de Saberes, com a Oficina de Kokedama no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes. As aulas ocorrem todas as segundas-feiras das 8h às 10h, com um artesão voluntário, Arcênio Pinheiro da Silva.

Kokedama, expressão japonesa que significa “bola de musgo”, é a arte de cultivar plantas ornamentais como opção de suspender arranjos sem uso de vasos. É uma mistura de substrato, areia e água que é moldado manualmente até virar uma bola. Depois é coberto com musgo e finalizado com fio de nylon.

Segundo a coordenadora do Cras Jardim dos Migrantes, Lidiane Tanazildo, a oficina atende a mulheres assistidas pelo PAIF, que garante apoio e acesso a direitos que contribuem para melhor qualidade de vida por meio de políticas públicas. “Estamos sempre desenvolvendo ações que possam incrementar e possibilitar oportunidades no mercado de trabalho”, frisou.

As plantas com a técnica de Kokedama duram o mesmo tempo das que estão em vasos. A manutenção é realizada anualmente ou quando a planta cresce muito. As espécies mais utilizadas para os arranjos ornamentais são o Lírio da Paz, Samambaias, Flor de Maio, Bromélias, Jade, Planta Aranha, Begônias e Suculentas.

FOTOS: André Negrete