carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

4 de julho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF

Cras Jardim dos Migrantes atende famílias com o Programa Criança Feliz

Visitas domiciliares ocorrem semanalmente com crianças de até 3 anos de idade

 

Mais de 250 famílias, com crianças de até três anos, são atendidas semanalmente pelas equipes dos programas Criança Feliz (PCF) e Crescendo Bem nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os atendimentos fazem parte da administração da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

O programa federal Criança Feliz tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, considerando a família e suas condições sociais e financeiras. As atividades são alinhadas de acordo com as dificuldades encontradas na educação, saúde, cultura e nos direitos humanos dos assistidos.

Segundo a supervisora pedagógica do PCF, Kátia Cristina Luiz, as visitas domiciliares são planejadas todas as quintas-feiras para organizar o cronograma de atendimento. Ela afirmou ainda que as mamães são incentivadas a criar materiais didáticos, com a parceria do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

“Eu percebi que o desenvolvimento do Tiago José [filho], hoje com um 1 ano e dois meses, veio através do interesse por brinquedos didáticos e interativos. Nas sextas, durante duas horas, eu aprendo a incentivar o meu filho a descobrir novas maneiras de interagir com objetos feitos por mim”, admitiu a venezuelana, Fanni Ortiz, assistida há oitos meses pelo Cras Jardim dos Migrantes.

Muitas famílias assistidas já vêm de outros programas oferecidos no Cras Jardim dos Migrantes, como a da dona de casa Suzi Delker, mãe da pequena Maria Eva de 8 meses de vida. “Aos três meses de gravidez, eu procurei o Cras/JM e comecei a participar do Programa Mamãe Cheguei. E, hoje, sou assistida pelo PCF”.

Kátia Luiz disse ainda que as técnicas que acompanham as famílias estabelecem um vínculo de confiança e amizade com as mães. Isso facilita o atendimento e o acompanhamento das dificuldades apresentadas durante a semana.

Segundo dados do governo federal, no ano passado, mais de 57 milhões de visitas foram realizadas pelo PCF, em mais de três mil municípios. O Criança Feliz é o maior programa de iniciativa de visitação familiar para a primeira infância.