São quatro aulas com participantes assistidas pelo serviço do Paif
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes iniciou as atividades de 2023 com a Oficina de Chinelos para mulheres assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) em Ji-Paraná. Cerca de 10 mulheres participam da capacitação voltada para customização de sandálias, que serão desenvolvidas em quatro aulas.
O Paif promove ações que fortaleçam os vínculos familiares dos indivíduos, que se encontram em condições de vulnerabilidade social e econômica. A equipe do Cras realiza visitas domiciliares, para avaliar as necessidades e inseri-las nas oficinas e atividades que ocorrem na unidade de atendimento.
Segundo a coordenadora do Cras Jardim dos Migrantes, Lidiane Tanazildo, quando as famílias procuram os centros de referência, elas são acolhidas e passam pelo processo de triagem. Ela informou que são avaliadas as condições sociais e se há a demanda de cuidados especiais com saúde, alimentação e educação.
“Buscamos restabelecer os direitos básicos, de forma particular, de cada família ou indivíduo. Orientamos e inserimos essas pessoas para que eles possam sair da situação de vulnerabilidade e passar a integrar a sociedade economicamente ativa. São encaminhados para alguns benefícios, desde que esteja dentro dos requisitos, e se tornem totalmente inseridos no mercado de trabalho”.
Nas unidades dos Cras, vários projetos e programas são desenvolvidos para capacitação e desenvolvimento dos indivíduos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Atualmente, a unidade do Jardim dos Migrantes atende 23 bairros com mais de 5 mil atendimentos mensais.
—
FOTOS: Marcelo Morais