carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de novembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMICTUR

Consulado boliviano visita Ji-Paraná para prestar assistência a cidadãos

Também foram tratados temas sobre integração comercial e comércio bilateral

Representantes do Consulado da Bolívia de Guajará-Mirim estão em Ji-Paraná para prestar assistência aos cidadãos bolivianos que residem no município e na região central rondoniense. Durante a visita, também foram tratados temas sobre integração comercial, importação e exportação de produtos.

O atendimento aos cidadãos bolivianos vai ocorrer até o meio-dia de segunda-feira (14), em uma sala cedida pela Prefeitura de Ji-Paraná, no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na rua Almirante Barroso, nº 1853, no bairro Casa Preta (1º distrito). O contato também poderá ser feito pelo número +591.76883944.

“O Prefeito Isaú Fonseca determinou que nós déssemos todo o apoio à equipe do Consulado da Bolívia [de Guajará-Mirim] para que prestassem a assistência aos bolivianos que residem em Ji-Paraná e região”, afirmou o Chefe-Gabinete, Ney Campos Góes Júnior.

Estão sendo oferecidos serviços de assistência com emissão de certidões de registro de nascimento, casamento, criminal, óbito e dupla nacionalidade. “Os bolivianos que precisarem de ajuda podem fazer contato”, esclareceu a consulesa, Cordy Tezalia Jauregui Pinto.

Outro ponto abordado na reunião foi a integração comercial e empresarial entre Brasil e Bolívia. “Precisamos avançar mais nesta discussão para que favoreça o comércio bilateral, com a implantação de um corredor que garanta, por exemplo, a venda do calcário brasileiro e a compra sal mineral, uréia e fertilizantes bolivianos”, previu o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Volnei Inocêncio.

Segundo ele, está sendo preparado um encontro entre representantes dos dois países durante a Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) para estabelecimento de metas que promovam o comércio internacional. “Pretendemos convidar autoridades brasileiras [federais e estaduais] e bolivianas para efetivar um acordo comercial”, frisou. A RRSI é realizada tradicionalmente no mês de maio em Ji-Paraná.

 —

Fotos: André Negrete