carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMEIA

Combate às queimadas é tema de reunião da Semeia e Sedam

Meta é alinhar os planos para controlar os incêndios florestais

A equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) visitou recentemente a secretária municipal de Meio Ambiente (Semeia), Jeane Muniz, para apresentar o novo Plano Estadual de Prevenção de Queimadas, visando firmar uma futura parceria.

 “A finalidade dessa reunião foi alinhar os planos da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Semeia, com os da Sedam. Os planos são didáticos e hoje podemos contar com uma equipe de fiscalização, de técnicos e os guardiões da Amazônia”, afirmou Jeane Muniz.

Durante o evento, os técnicos da Sedam informaram que, em 2022, até a data da reunião, o aplicativo “Guardiões da Amazônia” já registrou 80 focos de queimadas e que as atividades são verificadas e acompanhadas pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

A equipe da Sedam comentou sobre a Queimada Controlada, uma ação amparada pela Portaria n° 229 de 27 de julho de 2017, “que estabelece situações em que pode ser concedida autorização para o uso de fogo em vegetação e dá outras providências”.

Para conseguir a autorização o produtor ou pecuarista, com propriedades entre 2 a 10 hectares, deverá preencher os dados e algumas informações na ferramenta disponível no http://www.sedam.ro.gov.br/.  “O intuito é implementar políticas para extinguir focos de fogos, mas é preciso que a Embrapa apresente soluções para estas situações”, afirmou a equipe da Sedam.