carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Cerca de 900 pessoas são vacinadas no Dia D da campanha contra a gripe

Prefeitura iniciou a segunda etapa, com a ampliação do público-alvo

Cerca de 900 pessoas foram imunizadas no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), realizado no último sábado (30), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná. A ação também marcou o início da segunda etapa da campanha, com a ampliação do público-alvo.

Além de idosos e profissionais da Saúde, indígenas, gestantes e puérperas, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, profissionais da Educação, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente ou comorbidades também se vacinaram.

“Agora, entramos na segunda etapa da campanha, com a ampliação do público prioritário. A campanha segue até o início do mês de junho, mas é possível que o Ministério da Saúde prorrogue o prazo, para que os municípios consigam atingir a meta de imunização”, afirmou Cristiane Della Libera, diretora da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Desde o início da campanha, em 4 de abril, cerca de 4 mil pessoas receberam a vacina contra a gripe, que protege contra as variantes H1N1, H3N2 e tipo B, incluindo a cepa Darwin, que provocou um surto da doença, em vários estados brasileiros, no fim do ano passado.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos 26 estados e ao Distrito Federal.