carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Cerca de 100 preventivos são realizados na abertura do Outubro Rosa

UBSs seguem com atendimentos noturnos às quintas-feiras do mês

 

Cerca de 100 mulheres foram atendidas para a coleta do exame preventivo (Papanicolau) na abertura da Campanha Outubro Rosa. Os atendimentos noturnos foram nas dez unidades básicas de saúde (UBSs), às quintas-feiras, das 18h às 21h. A iniciativa da Prefeitura Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), integra a campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

No primeiro dia de atendimento, na quinta-feira (6), foram realizadas 98 coletas de preventivo, além de 400 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e as hepatites B e C. As mulheres também passaram por consultas de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar e encaminhamentos para mamografia.

“As coletas do exame preventivo acontecem no ano todo, mas no mês de outubro nós intensificamos os atendimentos, ampliando o funcionamento no período noturno, para as mulheres que trabalham em horário comercial ou que, por diversos motivos, não conseguem realizar o exame durante o dia. Assim, a Prefeitura de Ji-Paraná facilita o acesso ao serviço de saúde”, detalhou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB da Semusa.

A ação ainda será realizada nos dias 13, 20 e 27 de outubro, nas dez UBSs urbanas do município, no período noturno, das 18h às 21h. As mulheres que não conseguirem ir aos atendimentos, poderão agendar a coleta do preventivo na UBS de referência do bairro em que residem, de segunda a quinta, das 7h30 às 17h30, e às sextas, das 7h30 às 13h30. A equipe informará data e horário para realizar o exame da paciente.

“É importante salientar que a prevenção ainda é a melhor opção. Nesse mês, realizamos também palestras sobre o tema, com intuito de conscientizar essas mulheres que se enquadram no perfil, mas ainda não realizaram o exame. Para isso, vamos fazer uma busca ativa, para identificar essas mulheres e marcar os exames”, salientou a coordenadora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo.

O Outubro Rosa é uma iniciativa internacional de conscientização para a prevenção, controle e combate aos cânceres de mama e de colo do útero. A campanha foi criada, no início da década de 1990, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Mulheres que têm ou já tiveram vida sexual devem passar pelo exame preventivo periódico, em especial, para aquelas com idade entre 25 e 59 anos. A recomendação do Ministério da Saúde é de que o Papanicolau seja realizado anualmente e, após dois resultados normais, o preventivo pode ser feito a cada três anos.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos. Ela deve ser realizada anualmente, para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Para mulheres com histórico familiar, o exame deve ser iniciado a partir dos 35 anos.