carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 de setembro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMASF SEMUSA

Centro de Convivência do Idoso promove Baile do Setembro Amarelo

Ação é parte da campanha de prevenção ao suicídio E incentivo à vida

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu, na quinta-feira (15), o Baile do Setembro Amarelo em alusão à Campanha do mês de prevenção ao suicídio e de incentivo à vida. O evento que sempre ocorre na última sexta-feira de cada mês, foi antecipado para celebrar com palestra da psicóloga Leopoldina Veiga Guimarães Ferreira.

As atividades são realizadas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf) e Saúde (Semusa). Os principais pontos são escolas, centros de ensino e de atendimentos assistenciais e também em unidades de saúde.

Segundo a psicóloga, Leopoldina Veiga Guimarães Ferreira, o amarelo lembra que é preciso estar atento às emoções da saúde mental e emocional, principalmente do idoso. “Muitas pessoas com idades avançadas acham que não precisam ter uma expectativa positiva, e isso não é bom. Enquanto estivermos vivos é fundamental saber gerenciar nossas emoções e ter essa inteligência emocional”.

Além da palestra ministrada pela Campanha Setembro Amarelo, o Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná realiza um projeto de extensão do curso de Direito, Feliz Idade, que visa a efetivação dos direitos dos idosos como forma de buscar a felicidade. Nesta primeira visita ao CCI, eles estão fazendo um levantamento de dados e as visitas seguem até novembro.

“Após nosso levantamento de dados, vamos realizar uma exposição didática e interativa para demonstrar quais os benefícios que esse projeto de extensão trouxe de benefício para esse público alvo. Uma revista também será lançada para contar um pouco sobre o desenvolvimento desse projeto”, ressaltou a professora do curso de Direito da São Lucas, Agnys Foschiani Helbel.

 

Programação

 

Segue até o fim de setembro a programação de palestras. De acordo com o cronograma do Centro de Atenção Psicossocial Raio de Luz (CAPS II), na próxima quinta-feira (22), às 8h30, a palestra será no CCI com o psiquiatra Wendell Jânio de Oliveira. Na sexta-feira (16), a Escola Estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco (1º distrito); e no dia 25 de setembro, na Igreja Batista Boas Novas aos Homens – IB-BNH (2º distrito), às 19h.