carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMUSA

Ceci Cunha promove palestras educativas do Outubro Rosa

Ação acontece dos dias 5 a 7, das 7h às 11h e das 13h às 17h

A Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, será iniciada oficialmente pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa, nesta quarta (5), quinta (6) e sexta-feira (7), com atendimento das 7h às 17h, no Centro de Saúde da Mulher Deputada Dra. Ceci Cunha, com palestras educativas, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, mamografia e coleta do exame preventivo (Papanicolau).

A diretora do Centro Ceci Cunha, Fátima Aparecida Carlos Alves, ressaltou que, nos dois dias, as equipes atenderão, em livre demanda, as mulheres que procurarem a unidade nos períodos da manhã e tarde.

As palestras serão ministradas pela psicóloga Caroline de Sousa Medeiros e Silva e a médica ginecologista Viviani Gomes Benteo Luiz, com a participação das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e do Centro de Atenção Psicossocial Raio de Luz (CAPS II) e a parceria do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná.

O Outubro Rosa é uma iniciativa internacional de conscientização para a prevenção, controle e combate aos cânceres de mama e de colo do útero. A campanha foi criada, no início da década de 1990, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Durante o mês, às quintas-feiras, o Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa promoverá o atendimento noturno, das 18h às 21h, com a coleta do Papanicolau nas dez unidades básicas de saúde (UBSs) urbanas do município.

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos. Ela deve ser realizada anualmente, para auxiliar no diagnóstico precoce de câncer de mama. Para mulheres com histórico familiar, o exame deve ser iniciado a partir dos 35 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando descoberto precocemente, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Segundo os dados do INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo.