carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMASF SEMES SEMUSA

Caminhada abre atividades comemorativas à Semana do Idoso no CCI

Mais de 100 pessoas participaram com a Fanfarra do Aluízio Ferreira

Mais de 100 pessoas participaram da caminhada de abertura da Semana do Idoso do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Ji-Paraná, na terça-feira (18). Os alunos da Fanfarra da Escola Estadual Aluízio Ferreira conduziram o desfile, que partiu da rua Horácio Spadare (Pizzaria Garden), seguindo pela avenida Brasil até o CCI na T-3 com a São Luiz (2º distrito).

A realização do evento foi da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf), Esportes (Semes) e Saúde (Semusa). O CCI é uma unidade da Semasf que atende, mensalmente, mais de 800 idosos com atividades oferecidas de segunda a sexta-feira.

A secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, agradeceu todas as pessoas que acompanharam e participaram da abertura em comemoração ao Dia do Idoso, 1º de outubro. Ela ressaltou que as ações realizadas pelo poder público é um direito garantido no Estatuto do Idoso.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Carla Rozana da Silva, afirmou que acompanha e fiscaliza os direitos das pessoas acima de 60 anos. “Exijam seus direitos, principalmente, nas filas para votação. Acompanhei muitos idosos e pessoas com deficiências esperando para votar nas eleições deste ano. Vocês são prioridades e não precisam aguardar”.

Nesta quarta-feira (19), as ações prosseguem com jogos de mesa (sinuca e baralho). A premiação será em troféus e medalhas para os três primeiros lugares. Haverá também palestra sobre a saúde dos olhos com o coordenador da Med Clínica, Daniel Lemanski e a representante Taynara Moura Neves. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Brasília vai participar com a realização de testes rápidos e aferimento da pressão arterial.

Segundo a coordenadora do CCI, Paula Gerlinsk, o encerramento será com o tradicional Baile do CCI, na quarta-feira (20), com a temática “Anos Dourados”, que retornou após a pandemia da Covid-19.

“Além do baile, a equipe da UBS Nova Brasília continuará realizando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, teste de glicemia capilar e aferimento de pressão arterial. E também vamos ter corte de cabelo, maquiagem a Olenka Cosméticos e muita diversão”, acrescentou.

O Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná, por meio dos acadêmicos do curso de Direito, que desenvolve o projeto de extensão “Feliz Idade – A efetivação dos direitos dos idosos como forma de busca à felicidade”, que promove estudos sobre o conhecimento dos direitos e deveres dos participantes do CCI.


FOTOS: Maria Elis