carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL FCJP GABINETE

Biblioteca Municipal de Ji-Paraná tem acervo com mais de 36 mil livros

Unidade atende normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

 

A Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar Ribeiro coloca à disposição do público um acervo formado por 30 mil livros, 300 volumes de revistas científicas e enciclopédias. A unidade fica localizada na avenida Marechal Rondon (Marginal da BR-364), no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Entre o acervo, estão enciclopédias consagradas como a Barsa, Mirador, Delta-Larousse e outras, com dois exemplares de cada enciclopédia. Há ainda um acervo infanto-juvenil de 6 mil livros, com atendimento em espaço próprio para esse público.

“Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, sem intervalo para almoço, atendendo assim também ao público concurseiro, que usa seu horário de almoço para estudar”, explica Maria Arlinda Pereira, diretora da biblioteca.

O Museu das Comunicações Marechal Rondon completa o quadro de espaços sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP). O diretor Sebastião Rodrigues da Conceição informou que o prédio está sendo reformado e que o serviço deverá ser concluído até o mês de setembro.

Segundo Sebastião Rodrigues, o museu conta com acervo de aproximadamente 120 peças, formado por material indígena, fotografias de Rondônia, de diversas épocas; máquinas de escrever e de calcular, toca-discos e videocassetes e muitos outros itens.

No que se refere à comunicação, o museu apresenta aparelhos de telégrafo, de rádios e centrais telefônicas antigas. Na volta às atividades após a reforma, todas as peças serão catalogadas. O diretor conclui dizendo que o museu está aberto a doações daqueles que querem contribuir enviando suas peças antigas, para enriquecimento do acervo.

A Fundação é responsável por ações ligadas à cultura do Município, com a realização de eventos públicos, ornamentações de fim de ano, organização e festejos das datas comemorativas e trabalho com música para crianças e adolescentes.

Dentro deste raio de atuação, a FCJP é responsável por ações culturais desenvolvidas na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar Ribeiro, Casa do Artesão, Museu das Comunicações Marechal Rondon, Teatro Municipal Dominguinhos, e na própria sede da Fundação, localizada na avenida Brasil, 1305, no 2º distrito.

Neste momento, de forma simultânea, a FCJP desenvolve 14 cursos de artesanato na Casa do Artesão e curso de música em 13 diferentes modalidades musicais (12 instrumentos e um coral), além de balé, na sede da fundação; e o curso de Artes Cênicas no Teatro Municipal Dominguinhos.