carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de março de 2023

CCS - COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMPBA

Bairro Rondon I recebe ação para registro de castração de animais

Iniciativa acontece no sábado, das 8h às 12h, na Assembleia de Deus

 

Moradores do bairro Rondon I (2º distrito) poderão cadastrar os animais de estimação para o programa de castração gratuita, promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sempba). A iniciativa acontece no sábado, 18 de março, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus do bairro, das 8h às 12h, com o registro de cães e gatos.

A IEAD do Rondon I fica localizada no cruzamento das ruas Rosimeire Venturini e Chico Padeiro. Segundo a secretária da Sempba, Vanda Aparecida Basso, a iniciativa acontece com base nos dados do Censo Canino e Felino de 2022 (PetCenso 2022), que apontou que Ji-Paraná possui uma população de aproximadamente 30 mil cães e gatos.

As ações itinerantes do programa de castração iniciaram em janeiro, quando mais de 120 animais do bairro Jardim Capelasso (2º distrito) foram inscritos. A segunda edição foi realizada no bairro Jardim Presidencial (1º distritos), em fevereiro. Nele, mais de 160 cães e gatos foram inscritos.

“Vamos seguir com as ações itinerantes, em bairros que possuem maior quantidade de animais, com o objetivo de promover o controle populacional, especialmente, de animais de rua”, ressaltou Vanda Basso.

O programa de castração é voltado para animais de famílias com renda mensal de até três salários mínimos e os procedimentos são realizados em clínicas conveniadas parceiras. A idade mínima dos animais é de cinco meses e meio, para cães e gatos fêmeas, dez meses para felinos e cachorros machos.

Os interessados devem comparecer portando documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF e comprovante de residência atualizado, além de documento que comprove que a família se enquadre no limite de renda (até três salários mínimos). Não é necessário levar o animal no ato de inscrição.

Marco Bernardi
FOTOS: Maria Elis