carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

31 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Atendimento Odontológico Pré-Natal acontece no L-1 Maringá

Gestantes participaram de consultas e de palestras informativas

Cerca de 40 gestantes participaram recentemente do Mutirão de Atendimento Odontológico Pré-Natal, promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) L1 Maringá (2º distrito).

O coordenador de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica (DAB), Willian Pereira Dantas, disse que a ação é uma oportunidade para as mulheres que estão grávidas tirarem dúvidas e receberem orientações para fazer a higiene bucal corretamente.

“Provavelmente, esse mutirão será realizado uma vez ao mês pela equipe de Saúde Bucal do DAB, que entrevista os pacientes e faz o exame físico de todos os tecidos da boca. Quando necessário, a equipe faz o agendamento para iniciar o tratamento”, informou Willian Dantas.

Durante a ação, grávidas participaram das palestras sobre alimentação saudável, ministrada pela nutricionista Stéphanie Oliveira Cavalcante, que comentou sobre a importância do aleitamento, nutrientes necessários para a gestante e o que deve ser evitado; e planejamento familiar, com a assistente social, Solange Boaventura, que comentou a respeito da idade emocional e biológica, estrutura familiar, entre outros pontos importantes.

Willian Dantas explicou que a finalidade do mutirão é a redução dos índices de morbidade e mortalidade materno-infantil, com o pré-natal odontológico. “O nosso intuito é dar visibilidade à população sobre a importância do atendimento bucal no período gestacional”, explicou o coordenador.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes realizem, ao menos uma vez, a consulta odontológica durante o pré-natal. Neste momento, é de extrema importância fazer atividades de educação, promoção da saúde e também de prevenção de agravos, relacionados à própria saúde e a do bebê.