Atividade envolveu alunos do curso de medicina
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT), participou, nesta quarta-feira (23), de uma simulação de acidentes. O objetivo da ação foi de oferecer um curso prático, com participação ativa e interativa dos alunos, para desenvolver habilidades de trabalho em grupo e liderança, com a aplicação dos conceitos de primeiros-socorros.
Com a atuação direta de mais de 90 pessoas, entre coordenadores, alunos e equipe de apoio, a simulação aconteceu na avenida General Manfredo Barata, em frente ao prédio da Delegacia da Polícia Federal (PF). Participaram estudantes do curso de medicina, da Faculdade São Lucas, campus de Ji-Paraná (1° distrito).
Coordenada pela Faculdade São Lucas, a atividade denominada de “Método Start”, reuniu entidades como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e AMT, que ficou responsável pela cobertura, sinalização e delimitação da área usada para a simulação.
As vítimas foram alunos do 2º período (medicina) que prepararam cada caso, com maquiagens e simulação das lesões. O atendimento foi feito pelos próprios colegas de turma (3º período), que desconheciam o cenário do acidente e o estado de saúde das vítimas.
Quem passava pelo local e via ambulâncias, atuação de homens do Corpo de Bombeiros e pessoas espalhadas pelo chão achou tudo real. Após a triagem, as vítimas eram levadas para as ambulâncias equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e encaminhadas para atendimento hospitalar.
Chico Limeira
Fotos: Maria Elis