GGFF fez esclarecimentos para estudantes da Escola Jovem Vilela
Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela, de Ji-Paraná, participaram uma de palestra sobre a importância do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A iniciativa foi da Gerência Geral de Fiscalização Fazendária (GGFF), da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
De acordo com a gerente da GGFF, Vera Lúcia Lucena Ribeiro, a palestra esclareceu muitos pontos sobre a importância do IPTU para os estudantes. “As explicações foram bem recebidas pelos alunos do Jovem [Gonçalves] Vilela, bem como a necessidade de todo o cidadão pagar o imposto”, frisou.
Segundo ela, o IPTU é uma das fontes de renda da Prefeitura de Ji-Paraná. “Todos os impostos de competência do município caem em uma grande bandeja e são utilizados onde o gestor verifica a necessidade de utilização como, por exemplo, saúde, educação, infraestrutura, materiais de consumo, segurança, etc.”, explicou.
O cálculo do IPTU é feito com base no valor venal do imóvel. Ele é o preço que a prefeitura estabelece para cada terreno. Para se chegar a esse valor, são considerados pontos como a localização da propriedade, tamanho do terreno e área construída (avaliada em metros quadrados e tipo de material utilizado).
“Sabendo que o pagamento [do IPTU] é uma obrigação, se o cidadão deixar de pagar, ele pode ter que arcar com juros e multas, perda da propriedade [ir a leilão] e ser incluído em dívida ativa. Isso suja o nome da pessoa e impede que ela possa fazer empréstimos ou financiamentos”, admitiu Vera Lucena.
“É preciso conhecer um pouco mais sobre o IPTU e seu uso para que o contribuinte faça uma boa organização financeira para estar em dia com ele, para evitar consequências desagradáveis de acumular débitos. E quanto mais cedo os jovens entenderem que o imposto pago é benefício de todos, por vivermos em sociedade, melhor”, acrescentou.
—