carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 de agosto de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Agosto Dourado é tema de palestras promovidas nas UBSs

Semusa está destacando a importância da amamentação

 

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e continuada até os dois anos ou mais, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando palestras da campanha Agosto Dourado para gestantes e lactantes, nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Nutricionistas e enfermeiros estão ministrando palestras nas UBSs e destacando os benefícios da amamentação, mitos e verdades, a pega correta, além de promover um bate-papo e tirar as dúvidas, principalmente das mães de primeira viagem. A próxima palestra será no dia 26, a partir das 8 horas, na UBS do Km 5.

“Alguns dos benefícios da amamentação são a proteção contra diarreia, infecções respiratórias e alergias, redução dos riscos de desenvolvimento de asma, diabetes tipo 2 e obesidade e influência no desenvolvimento cognitivo e emocional”, comentou a coordenadora de Alimentação e Nutrição do DAB, Elaine Camacho.

Na UBS L-1 Maringá a palestra aconteceu recentemente, ministrada pelas enfermeiras Rosângela Figueiredo e Jeielle Marinho, nutricionista Stéphanie Oliveira Cavalcante, que promoveram um bate papo e passaram dicas importantes para as gestantes e lactantes. No encerramento foi oferecido um café da manhã para as participantes.

“Este mês é conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano. Por isso, intensificamos as ações educativas em relação à importância do aleitamento materno e da continuidade até os dois anos ou mais”, afirmou Elaine Camacho.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação pode diminuir em até 13% a taxa de mortalidade por causas preveníveis em crianças até 5 anos e a prática é uma fonte valiosa de nutrientes e anticorpos para o bebê, reforça o vínculo entre mãe e filho e traz impactos positivos na saúde da criança por toda a vida.