Prazo para encerrar o levantamento foi prorrogado para 20 de fevereiro
Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Prefeitura de Ji-Paraná devem voltar a visitar moradores do município, lembrando-os da necessidade de prestar informações para o Censo Demográfico de 2022. O prazo para encerrar o levantamento foi prorrogado para 20 de fevereiro e o novo contato pode ser feito pelo Disque Censo 137.
De acordo com o secretário municipal de Administração (Semad), Jônatas França, esse é o segundo esforço que a Prefeitura de Ji-Paraná faz, com a participação dos ACSs, para contribuir com o levantamento do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Em dezembro de 2022, os agentes comunitários foram orientados a questionar a população sobre o fornecimento de informações. A medida teve resultado positivo. Agora, o IBGE está fazendo uma varredura, nos últimos domicílios, para descobrir os moradores que ainda faltam responderem ao questionário”, admitiu.
O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) será informado dos setores em que há mais domicílios sem coleta de dados. “Vamos repassar essas informações, para que a prefeitura possa nos ajudar neste último esforço”, afirmou Joaquim Lamego, coordenador do Censo 2022, em Ji-Paraná.
Nas visitas, os ACSs devem comunicar aos moradores o número do Disque Censo: 137. Nele, será informado o endereço atual e o anterior até o dia 31 de julho de 2022 (caso tenha ocorrido mudança de endereço pelo entrevistado), para, em seguida, receber a visita de um recenseador.
Segundo Joaquim Lamego, as equipes do IBGE receberão reforços de outros municípios para que a varredura seja realizada nos setores de domicílios restantes. “Serão 12 pessoas [cálculo] que trabalharão para que possamos concluir o recenseamento até o dia 20 de fevereiro”, previu.
—
FOTOS: Hiandra Trindade