Carregando agora

Acolhimento familiar é tema de seminário

Acolhimento familiar é tema de seminário

Evento contou com a realização de palestras oficiais e painéis

 

A abertura do II Seminário do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) aconteceu na noite de terça-feira (26), com a palestra “Reordenamento da Alta Complexidade de Ji-Paraná”, ministrada pelo psicólogo e consultor técnico do Programa Amigo de Valor, João Valério Alves Neto e apresentação musical, no auditório Leila Barreiros, em Ji-Paraná. O evento com o tema “Avanços, Possibilidades e Desafios do Acolhimento Familiar” é organizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, através do SAF da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), com apoio do Programa Amigo de Valor.

“É uma honra para o Programa Amigo de Valor saber que contribuiu com a implementação de um serviço tão necessário dentro do município Ji-Paraná. É um serviço que quando há envolvimento e posicionamento político da gestão pública, ele acontece”, disse o palestrante João Valério, que agradeceu a equipe tão brilhante que vem conduzindo os trabalhos.  

A secretária da Semasf, Mirian Madalon, disse que o SAF está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e que Ji-Paraná vem se consolidando com o Serviço e demonstrando os avanços alcançados neste período. “É um evento muito importante, pois é uma oportunidade para abordarmos questões que abrangem desde a implementação até as estratégias para assegurar a sustentabilidade do SAF, com foco na continuidade e na eficácia na promoção do direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes”, informou a secretária.

O coral Encanto do Centro de Convivência Viver Bem (CCVB) fez a abertura da programação desta quarta-feira (27), em seguida foi realizado o painel “Avanços, Desafios e Possibilidades do Acolhimento Familiar; Implantação do SAF em Ji-Paraná”, ministrado pelo consultor técnico do Programa Amigo de Valor, psicólogo João Valério Alves Neto. O painel teve como convidados o juiz de Direito titular da 2ª Vara Cível e Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Ji-Paraná, Leonardo Leite Mattos e Souza, família acolhedora e equipe técnica da Semasf. Uma mãe da família acolhedora falou sobre a experiência de acolher três crianças e os trabalhos que foram desenvolvidos para que tenham melhor qualidade de vida. 

“Este seminário tem a finalidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento e a sustentabilidade do SAF em Ji-Paraná e sensibilizar a sociedade para o acolhimento familiar, de uma criança ou adolescente que, por algum motivo, tenha sido retirado do seio familiar por ordem judicial, oferecendo-lhe os cuidados necessários para o seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional, garantindo assim o direito fundamental de convivência em um ambiente familiar e comunitário seguro e acolhedor”, relatou a coordenadora do SAF, Margarete Porto.

Oficinas sobre “Implantação do SAF em Ji-Paraná: Avanços, Desafios e Possibilidades!”, “Implementação do SAF via Fundo da Infância e Adolescência (FIA)” e “E do lado de lá? Rede, Acolhidos e Família”, estavam previstos para acontecer na tarde da última quarta-feira (27).  O evento contou com a presença de equipes da assistência social dos municípios de Cacoal, Jaru, Urupá, Colorado do Oeste, Buritis, Nova União, Guajará Mirim, Presidente Médici, Vale do Anari, Seringueiras e Ministro Andreazza. 

 

Texto: Carolina Camilo

Fotos: Chico Limeira

seminario-20-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-25-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-31-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-36-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-38-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-42-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-50-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-57-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

seminario-60-300x200 Acolhimento familiar é tema de seminário

Pular para o conteúdo