carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 de outubro de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE PARCEIROS SEMASF

Acadêmicos do São Lucas apresentam direitos aos idosos do CCI

A ação faz parte do Projeto de Extensão “Feliz Idade”

Cerca de 60 frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram da apresentação do Centro Universitário São Lucas Ji-Paraná feita por acadêmicos do curso de Direito, sobre as prioridades do Estatuto do Idoso (EI). O evento ocorreu hoje (26), no auditório da OAB. Nele, os alunos desenvolvem o projeto de extensão “Feliz Idade – A efetivação dos direitos dos idosos como forma de busca à felicidade”.

O CCI é base de estudo para que os alunos do Centro São Lucas avaliem o quanto as pessoas acima de 60 anos sabem sobre os direitos adquiridos por lei. Este é o terceiro encontro promovido para interação com os acadêmicos. Eles explicaram sobre ações cotidianas de como os direitos dos idosos não são respeitados.

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), realiza trabalhos no CCI e nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo é incluí-los em diversas ações para diminuir índices de vulnerabilidades.

Segundo a secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, as parcerias que fortalecem as políticas públicas da assistência social para avançar no atendimento ao máximo de usuários possíveis. Ela ressaltou que o projeto de extensão está trazendo conhecimento sobre o EI e ainda parabenizou o Centro Universitário São Lucas pela iniciativa.

Foram distribuídos material informativo e muitas atividades didáticas como gincanas, jogos digitais e o sorteio de brindes. Os acadêmicos do curso de Enfermagem realizaram um momento especial à saúde preventiva com massagens, aferição de pressão e teste de glicemia capilar.

Para a professora do curso de Direito, Agnys Foschiani Helbel, a dinâmica entre alunos e idosos do CCI fortalece as ações em que os acadêmicos colocam em prática o conteúdo que aprendem em sala de aula. A professora reforçou que a próxima ação vai ocorrer no dia 21 de novembro, com uma exposição didática e com apresentação de dados sobre o estudo do projeto de extensão.

A coordenadora do CCI, Paula Gerlinsk, comentou sobre a participação dos idosos com os acadêmicos do São Lucas, para esclarecer dúvidas em relação aos seus direitos. Gerlinsk concluiu que todas as unidades dos Cras e o CCI realizam o atendimento às pessoas com idade acima de 60 anos com diversas opções diárias de lazer e bem-estar social.

FOTOS: André Negrete