carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 de abril de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

1ª Conferência de Saúde Mental aborda os impactos causados pela pandemia

Evento acontece nos dias 27 e 28 de abril, no Centro Universitário São Lucas

 

Entre os quatro eixos principais da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, estão os impactos causados pela pandemia de Covid-19. O evento é realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

O encontro é aberto à participação pública e acontece nesta quarta (27) e quinta-feira (28), no Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná. O tema principal da conferência será “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Durante o evento, serão abordados quatro eixos: “Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania”, “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, “Política de saúde mental e os princípios do SUS” e “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”.

“É sempre importante ressaltar a importância dos cuidados referentes à saúde mental, especialmente, na busca pelo tratamento psicológico. Devemos conscientizar as pessoas para que todos busquem ajuda, assim que notarem os sintomas”, pediu Wanessa Oliveira e Silva, secretária municipal de Saúde.

De acordo com a vice-presidente do CMS, Luciana Ramalho, a conferência integra o calendário de ações do Ministério da Saúde. O encontro tem como principal objetivo a conscientização da população sobre a importância do tratamento de doenças mentais e emocionais, como ansiedade, depressão e crise de pânico.

“Nestes dois anos, vivemos uma situação atípica, com a pandemia de Covid, muitas pessoas sofreram perdas e o profissional da Saúde precisa ter esse olhar clínico, para detectar alterações na saúde mental da população”, explicou Luciana.

O evento começa às 19h do dia 27 de abril, com o credenciamento dos participantes, seguido da composição da mesa e dos discursos das autoridades que irão compor o dispositivo. A palestra de abertura será ministrada pelo médico Dr. Wendell Jânio, com o tema principal da conferência. No primeiro dia, as ações acontecem até as 22h30.

Na quinta-feira (28), a programação começa às 8h e segue até 17h30, com uma série de palestras voltada à saúde mental, momentos culturais, sorteio de brindes, dinâmica de grupo, apresentação de propostas e a eleição dos 17 delegados que irão participar da conferência estadual.