FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 17/02/2018

Janeiro Roxo: mês de prevenção, diagnóstico e tratamento contra a Hanseníase

O tratamento éoferecido nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro especializado Padre Adolfo Rohl
_______________________________________________________________________________

Ji-Paraná é o segundo município de Rondônia que mais tem casos de hanseníase. São 700 pessoas fazendo tratamento no Centro Especializado em Patologias Tropicais, Padre Adolfo Rohl. O tratamento gratuito é oferecido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Para alertar sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico e tratamento, a Prefeitura aderiu ao Janeiro Roxo, uma campanha nacional contra a hanseníase. Um Pit Stop foi realizado hoje (25) próximo a Unidade Adolfo Rohl, com o objetivo de distribuir panfletos com orientações sobre a doença.
Segundo a fisioterapeuta, Jackeline Siqueira Spricigo, Rondônia é hiperendêmico para a doença, ou seja, está em constante crescimento. Mesmo com campanhas educativas e tratamento gratuito oferecido pelo Poder Público, muitas pessoas não procuram as unidades e acabam convivendo com a doença contagiosa durante anos.
“O contágio é feito pelas vias aéras. Mas para que haja a transmissão, é preciso uma convivência prolongada. Por isso é muito comum a transmissão entre a família”, explicou a fisioterapeuta.
A hanseníase tem cura e o diagnóstico precisa ser feito o mais rápido possível, para que não haja sequelas da doença como formigamentos, incapacidades ou deformidades no corpo. Foi o caso da dona de casa Margarete Alves de Lima. Há quatro anos ela descobriu que tinha hanseníase, iniciou o tratamento, mas que conviveu com a doença por 20 anos. As complicações foram inevitáveis como câimbra nas mãos e falta de força nas pernas. “Eu dou conselho para todos que procurem ajuda médica, pois se eu tivesse feito isso antes, não estaria sofrendo as conseqüências da hanseníase”, ressaltou Margarete.

Sintomas - A hanseníase causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade. A pessoa pode ter dificuldades para segurar objetos, com a diminuição da força muscular. Existem casos de dores nos nervos dos braços e pernas.

Tratamento - O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos que destroem os bacilos. O tratamento leva de seis a 12 meses. Basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde, que em Ji-Paraná funciona das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Se diagnosticada a doença, o paciente é encaminhado para fazer tratamento, oferecido nas unidades e no Centro especializado Padre Adolfo Rohl.

25/01/2018