FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 17/02/2018

Prefeitura de Ji-Paraná tranquiliza população sobre Febre Amarela

Ji-Paraná não tem nenhum caso da doença registrado
______________________________________________________________________________

A procura pela vacina contra a Febre Amarela em Ji-Paraná aumentou por conta dos casos da doença registrados na região sudeste do país, que não oferecem a vacina como rotina. Segundo o diretor da Divisão de Imunização do município, Rafael Araújo, a corrida às UBS é desnecessária, pois Rondônia não tem registrado nenhum caso da doença.
“A vacina está disponível nas Unidades em Ji-Paraná, pois faz parte do calendário vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas não há necessidade da população se preocupar, pois temos uma cobertura vacinal no município de quase 100%. Isso significa que se tiver algum caso de Febre Amarela no estado, a chance da doença se espalhar em Ji-Paraná é pequena. Repito, não temos nenhum caso da doença registrado no estado, não estamos fazendo campanha de vacinação e não estamos vivendo um surto de Febre Amarela”, explicou o diretor.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é que as pessoas que pretendem viajar para São Paulo e não tomaram nenhuma dose da vacina ao longo da vida, procure uma UBS para fazer a imunização. Quem já tomou a dose, mesmo quando criança, não precisa da vacina novamente. O Ministério da Saúde recomenda que uma dose seja suficiente para proteger a pessoa por toda a vida. O excesso da vacina no organismo pode gerar efeito contrário e fazer com que a pessoa adquira a doença.
A vacina contra a Febre Amarela é aplicada em crianças de nove meses, não sendo necessária outra dose quando adulta, como era antigamente. Todas as salas de vacinas de Ji-Paraná oferecem a imunização gratuitamente. O horário de atendimento é das 7h30 ás 13h30, de segunda a sexta-feira. É necessário que a pessoa leve o cartão do SUS, documentos pessoais e a carteira da vacinação.

23/01/2018