FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 20/01/2018

Ji-Paraná oferece teste rápido para dengue, chikungunya e zika vírus

Em 20 minutos o paciente fica sabendo se está ou não infectado

_____________________________________________________________________________

A população de Ji-Paraná conta agora com testes rápidos para a dengue e chikungunya. Os kits estão disponíveis no Laboratório de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Devem fazer os testes pacientes com sintomas das doenças e que tenham a solicitação do médico ou enfermeiro da rede básica de saúde ou Hospital Municipal.

O resultado é rápido. Em 20 minutos o paciente fica sabendo se está ou não infectado. Se o teste der positivo, o paciente inicia o tratamento e a equipe do laboratório colhe a sorologia e encaminha ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia, o Lacen, em Porto Velho, onde será feita a confirmação.

Além dos testes rápidos de dengue e chikungunya, o município também oferece a tecnologia que identifica em poucos minutos o zika vírus. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Os testes rápidos são fundamentais para o diagnóstico rápido, o tratamento correto e o monitoramento da área onde mora o paciente. Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Emanoela Sousa, essa novidade ajudará a controlar os casos das doenças transmitidas pelo mosquito da dengue.

“Nós estamos em estado de alerta sempre e agora temos mais uma arma, um recurso para monitorar e acompanhar esses pacientes. O caso suspeito pode ser descartado com mais agilidade. Com a confirmação de uma das doenças, nossas equipes vão até a região onde o paciente reside, e fazem o bloqueio químico com o fumacê, eliminando os mosquitos”, explicou Emanoela.

Mesmo com tecnologias e ações que contribuem para a diminuição dos casos de dengue em Ji-Paraná, a população é convidada a contribuir acabando com os criadouros e impedindo que os mosquitos nasçam. “Os moradores precisam fazer isso diariamente. Não deixar lixo acumulado em casa, afinal 40% dos criadouros no município está no lixo doméstico. Aquele copinho ou tampinha de garrafa no quintal pode fazer a gente perder essa briga com o mosquito. Então vamos colaborar”, insistiu a diretora do departamento.

19/12/2017