FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 16/12/2017

Programa de Aquisição de Alimentos atende 144 produtores de Ji-Paraná

Ji-Paraná conta com 144 agricultores inscritos no programa

_______________________________________________________________________________

Agricultores de Ji-Paraná que produzem polpa de frutas, mandioca, verduras, legumes, frutas, pães, frango e peixe, e que estão inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, retomaram a entrega dos produtos.

A compra regular dos alimentos é feita por meio do programa do governo federal, com preços compatíveis aos praticados no mercado. Toda terça-feira pela manhã a Prefeitura de Ji-Paraná busca nas propriedades os alimentos e entrega no Pátio do Posto Vitória, onde funciona o Feirão do Produtor.

O programa é administrado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Os alimentos são distribuídos, com o apoio do Mesa Brasil, para entidades cadastradas como escolas, creches, Lar do Idoso e Centro de Referência de Assistência Social.

Ji-Paraná conta com 144 agricultores inscritos no programa. Cada um recebe R$ 4.200,00 divididos em duas parcelas. O valor, segundo o secretário da Semagri, Adirço Pedro, colabora com a renda do produtor que planta com a garantia da comercialização.

“Antes o produtor fazia financiamentos para plantar e não tinha pra quem vender, hoje ele tem essa garantia. Sem contar a outra ponta que são as entidades que recebem os produtos gratuitamente. São alimentos frescos e com qualidade que vão suprir a necessidade de muitas pessoas”, disse o secretário.

O PAA é um importante mecanismo de fomentação da agricultura familiar em Rondônia, disse a secretária adjunta da Seagri, Mary Braganhol. “A gente percebe que o programa promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Pensando nisso, o Governador de Rondônia criou o PAA pelo Estado. A partir de 2018 também iremos comprar alimentos dos produtores com recursos próprios”, ressaltou Braganhol