FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 22/11/2017

Prefeitura de Ji-Paraná

Avaliação Positiva: Rede Básica de Ji-Paraná passa por avaliação do Ministério da Saúde

Ji-Paraná está entre as melhores redes de atenção básica de Rondônia

__________________________________________________________________________________

Nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná mais que dobrou o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). De 13 passou para 29 equipes. Sem contar que agora todas as equipes contam com os profissionais como médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Todos os postos de saúde do município receberam investimentos em infraestrutura, equipamentos, mobília e mais servidores. Os investimentos ultrapassam a cifra dos R$ 6 milhões.

Todo esse trabalho, iniciado em 2013, foi avaliado na última semana por técnicos enviados pelo Ministério da Saúde. Até o fim do ano, toda a rede de atenção básica dos municípios de Rondônia será avaliada por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Cada equipe do Programa Saúde da Família receberá uma gratificação se receber boas notas.  Ji-Paraná, ao que indica a avaliação do Ministério da Saúde realizada na semana passada, está entre as melhores redes de atenção básica do estado de Rondônia.

Segundo a enfermeira Fernanda Leite da Silva, que colaborou na avaliação dos serviços, o resultado do trabalho será divulgado pela União em 2018, mas já deu para perceber que o município avançou muito e causou boa impressão.

“Já visitamos quase todos os municípios de Rondônia e vimos realidades desafiadoras. Percebemos que a Rede aqui de Ji-Paraná está entre as melhores do estado, principalmente na atuação das equipes do Programa Saúde da Família. Não sei quanto a nota, mas eu particularmente, gostei muito da realidade. Os profissionais estão dispostos a fazer um bom trabalho junto á população”, declarou a entrevistadora.

Para o prefeito municipal, Jesualdo Pires (PSB), investir nos serviços de atenção básica de saúde é a principal estratégia para garantir a redução de doenças, diminuir a procura por serviços hospitalares e de emergência e, principalmente, reduz os gastos para os cofres públicos e melhorar a qualidade de vida a população. “Por isso a Prefeitura de Ji-Paraná tem investido na ampliação da estrutura e serviços das Unidades Básicas de Saúde no município”, destacou.

Já o diretor da Atenção Básica da Semusa, Bruno Cesar, explicou que os entrevistadores também avaliaram as equipes de Saúde Bucal e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. “A expectativa é a melhor possível. Sabemos que a atenção básica requer melhorias sempre. Nos últimos quatro anos o número de atendimento nas UBS mais que triplicou, e apesar dos desafios recebemos elogios dos entrevistadores. Isso nos ajuda a fortalecer e reorganizar os trabalhos dessa porta de entrada da saúde que é a atenção primária. O resultado é a evolução no atendimento aos pacientes”, disse satisfeito.

Uma das pacientes da rede básica de saúde de Ji-Paraná é a agente de limpeza, Marlene Francisca da Rocha. Ela é hipertensa e diabética e faz acompanhamento na unidade Dom Bosco há anos. “Eu me sinto em casa aqui, sou bem atendida. Os profissionais já me conhecem e sabem do que preciso.

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa visa elevar o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem uma melhora no padrão de qualidade no atendimento.


31/10/2017

Fonte: ASCOM

Prefeitura Municipal de Ji-Paraná

Av 2 de Abril, 1701 - Urupá - Telefones: (69) 3416-4000 / 3411-4211
Ji-Paraná - Rondônia

Conteúdo: DECOM Departamento de Comunicação Municipal