FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 22/11/2017

Secretaria Municipal de Obras prepara cemitérios para o dia de finados em Ji-Paraná

Um mutirão está sendo feito para garantir maior conforto aos visitantes

__________________________________________________________________________________

Até o final desta semana, a limpeza e a organização dos cemitérios dos Pioneiros e o da Saudade, o maior de Ji-Paraná, devem ser concluídas. Mais de vinte funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estão trabalhando para deixar tudo pronto para o feriado do dia de finados, no dia dois de novembro. A Prefeitura de Ji-Paraná faz manutenção dos cemitérios durante todo o ano, mas nesta época um mutirão é feito para garantir maior conforto aos visitantes.

Segundo o secretário da Semosp, Milton Félix, a capela do Cemitério da Saudade deve receber pintura e já foi feita a manutenção da rede elétrica e dos banheiros. “Estamos trabalhando para deixar os cemitérios limpos, mas é preciso que as famílias façam a sua parte. Não é obrigação da Prefeitura limpar os túmulos e infelizmente muitas famílias não fazem isso”, ressaltou o secretário.

O cemitério municipal tem aproximadamente 26 mil sepulturas e deve receber no próximo feriado mais de 20 mil pessoas ao longo do dia. Também será movimentado o cemitério dos Pioneiros, no primeiro distrito da cidade. O local está recebendo o trabalho de limpeza e manutenção para receber as famílias das pessoas pioneiras do município, que foram sepultadas no antigo cemitério.

Quem vai visitar o túmulo de um ente querido, geralmente leva flores e velas. Por isso muitos vendedores ambulantes se organizam para montar as barracas no entorno dos cemitérios. Para isso é preciso fazer um requerimento junto a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), para que seja autorizado o uso do solo público. Os fiscais devem iniciar na próxima semana a demarcação da área onde é feita a comercialização.

19/10/2017