FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 22/09/2017

Dia da Independência: Escola Adão Lamota dá show de civismo em Ji-Paraná

Os alunos emocionaram os membros da Comissão Organizadora da Semana da Pátria

___________________________________________________________________________________

O último Momento Cívico que antecedeu o Desfile de 7 de Setembro, realizado na Escola Municipal Adão Valdir Lamota, na última quarta-feira(6), foi uma verdadeira aula de cidadania e patriotismo. Apesar de pequeninos, os alunos da Educação Infantil emocionaram os membros da Comissão Organizadora da Semana da Pátria e a própria secretária municipal de Educação interina, Márcia Regina de Souza.

“A mais bela execução dos Hinos Nacional e de Ji-Paraná que ouvimos nos últimos anos, entoados em alto e bom tom e com muita emoção”, comentaram alguns membros da Comissão Organizadora. Os elogios se estenderam também para a organização e a disciplina dos alunos durante todo o Ato Cívico.

“Certamente nos fez refletir que talvez para que tenhamos organização e disciplina dentro das escolas públicas não necessitemos de abrir mão da presença de organismos de natureza repressiva, ostensiva nas unidades educacionais, mas simplesmente de boa vontade e de liberdade para que nossos profissionais em educação possam definir regras e limites para cada instituição de acordo com as suas necessidades, suas realidades. Parece que o caminho é o oposto ao que se desenha, diminuir a influência verticalizada do Estado nas decisões da escola e não ampliá-la”, argumentou parte da Comissão.

“Vocês cantaram os Hinos do Brasil e de nossa cidade lindamente. Quero cumprimentar o diretor de vocês, o Cristiano (Terto) pelo belíssimo trabalho que tem desenvolvido aqui, juntamente com seus professores e equipe técnica. Não tive como não pensar que juntos podemos fazer essa Educação possível”, agradeceu a secretária Márcia.

Desfile

Na última quinta-feira, dia 7, foi realizado o Desfile de 7 de Setembro. Seguindo a tradição de alternância entre o 1º e o 2º Distrito da Cidade, este ano o desfile teve o início na Avenida Brasil, sendo o palco montado na confluência da Avenida com a Rua Cascalheira. Pelo menos 30 escolas desfilaram, trazendo alusões ao tema do Desfile “Brasil de Todas as Artes”. Também a exemplo de anos anteriores, entidades públicas, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, e privadas, como a APAE/Ji-Paraná se apresentaram ao público no dia mais importante para todo cidadão brasileiro, o Dia da Independência do Brasil.

11/09/2017