FALE COM A PREFEITURA  | Ji-Paraná (RO) 22/09/2017

Prefeitura de Ji-Paraná

Vigilância Sanitária estabelece plantão para farmácias em Ji-Paraná

As farmácias que aderirem farão parte de um rodízio para que toda semana duas fiquem abertas a noite na cidade

_______________________________________________________________ 

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, implantará um sistema de funcionamento de plantão noturno para as farmácias a partir do mês de outubro no município. A iniciativa foi necessária devido a falta de estabelecimentos abertos durante a noite na cidade.

Em parceria com o Ministério Público de Rondônia, Conselho Municipal de Saúde, Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) e Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou uma reunião com os proprietários de farmácias na última terça-feira (29) para discutir os detalhes do sistema de plantão na cidade.

Ficou definido que os empresários que participarem da escala terão o benefício de abrir a farmácia em horário especial, das 7h às 22h. Quem não aceitar fazer parte do sistema de plantão, terá que abrir o empreendimento somente em horário comercial, das 8h às 18h.

Segundo o secretário municipal de saúde, Renato Fuverki, as farmácias que aderirem farão parte de um rodízio para que uma drogaria fique aberta toda semana em cada distrito da cidade.

“A escala do plantão noturno será amplamente divulgada nas unidades de saúde da cidade, meios de comunicação e nas próprias farmácias, para que a população saiba onde procurar caso precise de medicamento durante a noite”, disse o secretário.

A partir das discussões, um projeto de lei de iniciativa do vereador Marcelo Lemos (PSD), está em fase de elaboração para regulamentar o funcionamento dos plantões das farmácias. De acordo com a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária, a Ana Maria Santos Forte, o projeto prevê que as farmácias sejam fiscalizadas rotineiramente pelas equipes da Semusa.

“Além da fiscalização, teremos um número de telefone a disposição para que a população denuncie, caso o plantão não seja respeitado. Se a pessoa chegou ao estabelecimento e verificou que não está aberto, é importante que entre em contato conosco para que possamos autuar o empresário e garantir que a população tenha acesso ao serviço de saúde”, explicou Ana Maria.

 

 

30/08/2017

Fonte: ASCOM

Prefeitura Municipal de Ji-Paraná

Av 2 de Abril, 1701 - Urupá - Telefones: (69) 3416-4000 / 3411-4211
Ji-Paraná - Rondônia

Conteúdo: DECOM Departamento de Comunicação Municipal