PREFEITURA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

E-SIC

Farmácias de Ji-Paraná podem oferecer serviço de vacinação

Desde dezembro de 2017 as farmácias e drogarias de todo o Brasil estão autorizadas a oferecer serviço de vacinação aos clientes. Em Ji-Paraná existem 40 farmácias e até agora nenhuma delas manifestou interesse em fornecer e aplicar as doses.

De acordo com a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ji-Paraná, Ana Maria Santos, não é qualquer estabelecimento que pode realizar as imunizações. As farmácias devem realizar um cadastro e cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o serviço para empreendimentos que tenham funcionários legalmente habilitados em aplicar vacinas, que disponibilize equipamentos de refrigeração para conservar as vacinas e realize o descarte adequado dos materiais como agulhas e resíduos biológicos”, explicou.

A maior preocupação do Ministério da Saúde é com o armazenamento das vacinas. Os estabelecimentos terão que garantir a conservação, qualidade e a segurança do material, mesmo se houver falhas no fornecimento de energia elétrica. Além disso, devem disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes.

A decisão do Governo Federal em liberar a vacinação nas farmácias proporciona maior acesso a população a algumas vacinas que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. “Um exemplo é a vacina contra a gripe que é liberada apenas para pessoas que estão em grupos de risco como crianças e idosos. Na farmácia, a população poderá adquirir a dose e receber a imunização independente de fazer parte do grupo prioritário”, finalizou a diretora da Vigilância em Ji-Paraná.

16/05/2018

VOCÊ MERECE UMA CIDADE MELHOR!

ENCONTRE-NOS

AV. 2 DE ABRIL, Nº 1.701