PREFEITURA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

E-SIC

Marcito empossa novos conselheiros para o CMDCA de Ji-Paraná

O Prefeito Municipal, Marcito Pinto (PDT), empossou na manhã de hoje (27), o auditório da Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar, os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA).

O conselho é formado por membros da Sociedade Civil e do Poder Público e tem como principais funções formular e deliberar políticas públicas relativas às crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social e educação.

O CMDCA ainda tem como prerrogativas controlar, fiscalizar e organizar as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos, além de ser o órgão mantenedor do Fundo Municipal da Criança e Adolescente (Funcriança).

Participaram da Solenidade, além do Prefeito Municipal, a Juíza da Vara da Infância e Juventude, Ana Valeria de Queiros Santiago Zipparro, o deputado estadual Airton Gugacz (PDT), o vereador Obadias Ferreira (DEM) e a Secretária Municipal de Assistência Social, Sonia Grande Reigota.

A juíza da vara da infância e juventude, Ana Valéria, Ressaltou que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) está chegando ao fim, e que a campanha ‘Declare seu amor’ precisa estar ainda mais intensificada para sensibilizar os contribuintes a doarem parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo do Direitos da Criança e do Adolescente. Os contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda devido — até 3% da pessoa física e até 1% para pessoas jurídicas. O recurso é repassado para programas municipais e entidades não governamentais que atendem crianças e adolescentes, além de suprir outras ações como o incentivo da adoção, divulgação dos direitos fundamentais da criança e capacitação de conselheiros tutelares.

Já o prefeito Marcito Pinto, ao empossar os novos conselheiros e a nova diretoria da CMDCA, lembrou a grande responsabilidade de cada um no processo de garantir os direitos das Crianças e dos Adolescentes. “O comprometimento de cada um de nós, representantes das instituições ligadas ao CMDCA, é que vai ajudar a administração municipal a desenvolver uma política pública efetiva de atenção às crianças e adolescentes da nossa cidade”.

O prefeito também ressaltou a importância dos membros do conselho se engajarem na divulgação e sensibilização das pessoas e empresários para realizarem deduções do Imposto de Renda em prol do Funcriança. “Precisamos da mobilização de todos. É um trabalho que tem que ser feito de forma constante até porque essas doações não irão sair do bolso de ninguém. É um dinheiro que irá para os cofres do governo federal, se não forem deduzido em prol do nosso fundo da criança”, lembrou Marcito.

Já o deputado estadual Airton Gurgacz enfatizou o trabalho desenvolvido pelas entidades filantrópicas de Ji-Paraná. “Termos muitas instituições sérias em nossa cidade que fazem um trabalho belíssimo. Todas, sem exceção, merecem nosso apoio e tenho certeza que serão beneficiadas com os recursos do fundo que é gerido pelo CMDCA”, elogiou.

Em Ji-Paraná foram eleitos 28 conselheiros, divididos entre 7 representantes da sociedade civil titulares e 7 suplentes e outros 7 representantes do poder público titulares e 7 suplentes. A nova diretoria ficou composta por: Angelita Nogueira – Presidente; Lidiane Tanazildo – vice-Presidente; Ana Lúcia – 1ª Secretária; Poliana Borchardt – 2ª Secretária; Luiz Roberto – 1ª Tesoureiro; Maria José – 2ª Tesoureira.

27/05/2018

VOCÊ MERECE UMA CIDADE MELHOR!

ENCONTRE-NOS

AV. 2 DE ABRIL, Nº 1.701