NOTÍCIAS

PREFEITURA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

E-SIC

INÍCIO

SERVIÇOS

CIDADE

Educampo é uma das dez práticas que representará o Estado em Fórum Nacional

O Projeto Educampo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é um dos projetos que irão representar Rondônia no Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC, marcado para o período de 12 a 15 de junho próximo, em Brasília-DF.

A escolha do Educampo foi definida na última sexta-feira (20) durante a realização do Forum Estadual de Educação do Campo – FOEEC/Rondônia que tinha como principal objetivo preparar os estados para participar do Encontro dos 20 anos do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), criado em abril de 1998 pelo Ministério Extraordinário de Política Fundiária. À época várias universidades federais discutiam a participação das instituições de ensino superior no processo educacional nos assentamentos.

O Educampo foi escolhido por estar em acordo com os critérios estabelecidos pelo FONEC, entre eles, o de expressar a diversidade de experiências e da construção curricular das concepções e práticas de Educação do Campo; representar as ações fomentadas pelo PRONERA; e representar a diversidade de sujeitos organizados em movimentos e povos que compõem a Educação do Campo.

Segundo a coordenadora do Projeto Educampo, da Semed, Janete Araújo Pereira, a intenção era que durante o Fórum fossem mapeadas e mobilizadas 10 práticas educativas/experiências para serem socializadas no encontro nacional em Brasília. Ficou confirmada a participação do Educampo no encontro nacional. As outras nove práticas educativas ainda deverão ser selecionadas até o final do próximo mês em posteriores encontros.

De acordo com as orientações do Fórum Estadual, a ideia central é a mobilização de todas as instituições ligadas direta ou indiretamente à educação no campo em Rondônia para uma participação “ativa e efetiva” no Fórum Nacional de Educação do Campo – FONEC, encontro comemorativo marcado para o período de 12 a 15 de junho próximo, em Brasília-DF.

O encontro na Semed contou, entre outras atividades, com uma conferência proferida pela Professora Doutora Isaura Conte, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia – Unir/Ji-Paraná seguido de um debate sobre a contextualização, desafios e perspectivas destas duas décadas de Pronera e Educação do Campo.

 

24/04/2018

 

 

 

Fonte: Ascom

 

-->

VOCÊ MERECE UMA CIDADE MELHOR!

ENCONTRE-NOS

AV. 2 DE ABRIL, Nº 1.701

BAIRRO: URUPÁ

CONTATE-NOS

(69) 3416-4000

JI-PARANÁ - 2018