PREFEITURA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

E-SIC

Ação da Prefeitura no Outubro Rosa atendeu mais 3400 mulheres

As equipes das Unidades de Saúde de Ji-Paraná intensificaram a realização de exames preventivos e orientações durante o mês de outubro. Foram mais de 3400 atendimentos realizados.

Durante o mês da campanha, 1739 mulheres fizeram a coleta do preventivo e 358 pacientes se submeteram ao exame de mamografia. Além disso, 1283 mulheres fizeram 5132 testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatite.

O objetivo da campanha foi oferecer às mulheres a oportunidade de se proteger contra o câncer de mama e colo do útero. O resultado do esforço foi positivo, de acordo com o balanço feito pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Para o diretor da Atenção Básica, Bruno Cézar o resultado da campanha surpreendeu as equipes que perceberam a maior preocupação das mulheres com a saúde.

“Graças ao trabalho de divulgação sobre a campanha Outubro Rosa, tivemos muita procura nas unidades. Além disso, realizamos parcerias com as empresas para atender às funcionárias”, ressaltou Bruno.

Este ano a Secretaria Municipal de Saúde inovou estendendo o horário de atendimento até as 21h30, em quatro unidades durante uma semana. “Nós decidimos não fazer o dia “D” com atendimento durante um sábado. Investir no atendimento noturno teve melhor resultado. Sabemos que para o próximo ano devemos repetir a iniciativa para que as mulheres tenham a oportunidade de fazer os exames preventivos”, disse o diretor da Atenção Básica.

As ações da saúde da mulher, intensificadas durante o mês de outubro, são realizadas durante todo o ano. Mas durante esse período a demanda aumenta por conta da Campanha de prevenção. Quem não fez os exames, basta procurar a unidade mais próxima que receberá atendimento.

As mulheres devem realizar o exame preventivo do colo do útero com freqüência e a mamografia depois dos 40 anos de idade para rastreamento do câncer. Detectar a doença precocemente aumenta da chance de cura.

O preventivo pode ser feito em uma das Unidades Básicas de Saúde ou no Centro de Saúde da Mulher Ceci Cunha, onde também é oferecido o exame de mamografia. O atendimento é feito das 7h30 às 13h30 e é gratuito.

07/11/2018

VOCÊ MERECE UMA CIDADE MELHOR!

ENCONTRE-NOS

AV. 2 DE ABRIL, Nº 1.701