NOTÍCIAS

PREFEITURA

PORTAL TRANSPARÊNCIA

E-SIC

INÍCIO

SERVIÇOS

CIDADE

Ji-Paraná tem o melhor Ideb do Estado pela terceira vez consecutiva

Pela terceira vez consecutiva, Ji-Paraná ganha destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB sendo a Rede Municipal de Ensino com o maior índice do Estado e tendo a Unidade de Ensino Fundamental também com maior índice de todas as redes municipais de ensino de Rondônia.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Jandinei Cella, localizada no bairro Jardim dos Migrantes, já havia conquistado a melhor colocação no IDEB de 2015, com nota 7.5, e agora se superou novamente com nota 8.2, ultrapassando a meta proposta pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, responsável pela realização do IDEB, para o ano, que era de 5.7, e indo além, batendo até mesmo a meta estabelecida para 2021, que é de 6.2.

Como praticamente todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Ji-Paraná, séries iniciais (4ª série/5º ano) que foram avaliadas pelo INEP tiveram um aumento substancial em seus índices, o Município também elevou seu índice no IDEB de 6.6 em 2015 para 7.0 em 2017, também, a exemplo da escola Jandinei Cella, ultrapassando a meta proposta pelo Instituto ligado ao Ministério da Educação – MEC para o ano, que era de 5.7 e até mesmo a meta para 2021, que é de 6.3. No quadro geral do Estado, Ji-Paraná ficou com o melhor índice de todas as redes municipais de Rondônia.

Não bastasse aparecer nos quadros do IDEB com a escola com o melhor índice das redes municipais do Estado, Ji-Paraná ficou também com a segunda melhor nota com o Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ruth Rocha com índice de 8.1 quase 1 ponto a mais que índice obtido em 2015 (7.3).

 

Dedicação - Em uma corrida oficial, geralmente o destaque da competição não é aquele superatleta que larga no pelotão de elite e acaba por cruzar a linha de chegada em primeiro, mas aquele que, com pouca chance de vencer, não só não desiste como se supera. Sai lá de trás, do fundão, ultrapassa adversários muitas vezes mais fortes e consegue uma boa colocação no final da corrida. Longe de querer comparar o IDEB com uma corrida, mas em termos de superação, o “troféu” vai para a Escola Municipal de Educação Fundamental Tupi. Localizada no Setor Itapirema, sofrendo as mesmas dificuldades das outras escolas rurais por causa do acesso difícil, principalmente nas águas, e da pouca estrutura, o esforço da então diretora Ivanilda Aparecida Giori Benincá e de toda sua equipe foi reconhecida pelo mais que merecido crescimento de 1.2 em seu índice, ou seja, saltou de 5.2 em 2015 para 6.4 em 2017, o maior aumento registrado entre todas as escolas da Rede Municipal.

 

Mérito de todos - Como sempre, a secretária municipal de Educação, professora mestra Leiva Custódio Pereira dividiu os méritos com todos. Ressaltou a importância dos investimentos realizados desde o início da gestão da prefeitura em 2013 até os dias atuais, com o Prefeito Marcito, enaltecendo ainda o ainda o trabalho de toda a equipe da Secretaria, diretores, professores e pessoal de apoio todo o mérito pelo trabalho reconhecido, uma vez mais, nos índices do IDEB.

“Como não canso de dizer, ninguém é bom sozinho. Este índice para muitos são só números, mas para nós, que dedicamos nossas vidas à educação, tem sabor de dever cumprido, tem gosto de reconhecimento por todos os nossos esforços. Todos estamos de parabéns, mais uma vez”, disse Leiva emocionada, ao entregar aos diretores de todas as escolas municipais um troféu em homenagem aos resultados alcançados no IDEB/2017.

Já o prefeito Marcito Pinto reiterou seu compromisso com a educação de Ji-Paraná diante de diretores, vice-diretores e supervisores presentes à cerimônia de divulgação dos resultados do IDEB/2017 realizada pela Semed na manhã desta terça-feira, 04.

“Penso que devemos sim, compartilhar dessa nossa alegria com toda a população, pois parte disso também é de responsabilidade dela. Não sou daqui, mas é aqui que escolhi para viver e constituir minha família e sinto muito orgulho de fazer parte deste trabalho que agora, mais uma vez, é reconhecido por órgãos de extrema competência e seriedade. Reitero, portanto, diante de vocês, meu compromisso de lidar com as necessidades da educação com a maior seriedade e prioridade no intuito de mantermos este trabalho que vem sendo desenvolvido com tanto zelo desde o inicio de nossa primeira gestão no ano de 2013”, finalizou o prefeito Marcito Pinto.

 

 

04/09/2018

 

 

 

Fonte: Ascom

 

-->

VOCÊ MERECE UMA CIDADE MELHOR!

ENCONTRE-NOS

AV. 2 DE ABRIL, Nº 1.701

BAIRRO: URUPÁ

CONTATE-NOS

(69) 3416-4000

JI-PARANÁ - 2018