notícias

Vigilância Sanitária promove Oficina de Biossegurança para profissionais da beleza

 

Uma oficina de Biossegurança será oferecida para profissionais da beleza de Ji-Paraná no próximo dia 16 de março. A atividade, organizada pela Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, será realizada no auditório do Sebrae, localizado no centro da cidade, das 09:00 horas às 11:00 horas.

A oficina oferecerá orientações práticas de como fazer o Procedimento Operacional Padrão (POP) de esterilização, um item indispensável para a segurança em relação aos equipamentos utilizados nos salões de beleza. As práticas previnem a transmissão de doenças e oferecem segurança aos profissionais e clientes.

As orientações serão repassadas pela enfermeira Alinny Rezende, profissional capacitada em Vigilância Sanitária e que está cursando pós-graduação em estética.

Os interessados devem entrar em contato pelos números 0800 570 0800 e (69) 98130 5656. A inscrição é gratuita.

A diretora da Vigilância Sanitária, Ana Maria Santos, explica que a maioria dos empreendedores da beleza em Ji-Paraná são microempreendedores individuais. “Nós temos a resolução 49 do Governo Federal, que orienta os municípios a oferecer capacitação a esses profissionais. Esta é a nossa contribuição para uma educação permanente. Uma maneira de proteger a população e promover a saúde no município”, disse a diretora.

O encontro da beleza será realizado neste mês de março como uma forma de homenagear as mulheres, levando em conta que a maioria dos profissionais da beleza são mulheres. “Os cabeleireiros e barbeiros também estão convidados para participar”, ressaltou Ana Maria.

Além das oficinas também serão oferecidos testes rápidos para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatites virais e Sífilis. O exame é gratuito e fica pronto em 20 minutos. As hepatites virais e o HIV, por exemplo, podem ser transmitidos por meio de utensílios que não foram esterilizados corretamente.  

 

Fonte: Ascom