notícias

Sexta-feira terá plantão de Teste Rápido em Ji-Paraná

 

A Prefeitura, por meio do Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST), fará um plantão na próxima sexta-feira (21), para realizar Teste Rápido, que pode diagnosticar precocemente infecções sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatites virais e Sífilis.

O serviço, que fica localizado próximo ao Hospital Municipal, na Rua Porto Velho, bairro Dom Bosco, será oferecido das 07:00 horas às 17:00 horas.

O motivo, segundo a assistente social e diretora do SAE, Poliana Borchardt, é incentivar a população a cuidar da saúde, neste período de carnaval.

“Estamos intensificando neste dia, por conta do carnaval. Mas é importante lembrar que a Prefeitura oferece os testes rápido todos os dias no SAE, das 7h30 às 13h, por ordem de chegada. As Unidades Básicas de saúde fazem os testes também, mas por meio de agendamento. Na próxima sexta iremos ampliar o horário para que a população faça o exame, que fica pronto em 20 minutos e é feito gratuitamente”, explicou a diretora do SAE.

Caso o paciente seja identificado com HIV, hepatites virais ou sífilis será encaminhado ao tratamento oferecido pelo município. Estão a disposição profissionais como psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem, enfermeiro e médicos, além de exames e medicamentos necessários.

“É importante descobrir o quanto antes se a pessoa tem uma infecção sexualmente transmissível. Além do tratamento o município oferece orientações e aconselhamento ao paciente para que se proteja e evite transmitir a doença para outras pessoas”, explicou Poliana Borchardt.

 

Fonte: Ascom